Nutrição: Quais alimentos contribuem com a acne.
- Ana Carolina Reis Teixeira
- 27 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de out. de 2023
Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos (região que nascem os pelos) ficam obstruídos por sebo e células mortas, essa obstrução geralmente é colonizada por bactérias e gera uma inflamação local, as espinhas.
Existem vários fatores que podem contribuir com o surgimento da acne, como a alimentação, o uso de medicamentos e cosméticos, questões genéticas, hormonais, disbiose e até mesmo o estresse.
A alimentação é um fator agravante para o surgimento da acne em pessoas que já tem uma predisposição ao problema. Alimentos de carga glicêmica alta, ou seja, carboidratos simples, e os lácteos podem estimular a lipogênese das glândulas sebáceas, o que favorece a produção de sebo na pele.
A disbiose intestinal (desequilíbrio entre bactérias boas e ruins) também contribui para o surgimento da acne. A saúde intestinal é importante, pois evita que bactérias nocivas ao organismo e que normalmente seriam mantidas fora do corpo passem pela barreira intestinal e aumentem a inflamação do organismo. Por isso é importante consumir alimentos ricos em fibras, como: aveia, linhaça e sementes e também alimentos fermentados, como iogurtes naturais, kefir, kombuchas e levain.
Estudos indicam que pelo menos 80% da população terá pelo menos uma vez durante a vida algum episódio de acne. Sendo assim, para amenizar o problema é importante entender que além de produtos tópicos, a alimentação balanceada com muitas frutas e vegetais proporcionará todos os nutrientes necessários que a pele precisa para curar as espinhas. Isso porque quanto mais frutas e vegetais coloridos, maior a quantidade de antioxidantes naturais que ajudam a pele no controle da inflamação.

Comments